A Santa Casa da Misericórdia de Águeda no dia 12 de novembro comemorou os seus 164 anos de apoio à comunidade.
Os Órgãos Sociais desta Santa Casa sabem que toda a comunidade está habituada a que a nossa Instituição celebre o seu aniversário de modo diferente, mais discreto, oferecendo sempre de forma carinhosa momentos de festa e convívio intimista, com os nossos utentes. No entanto, e devido às dificuldades económicas que temos vindo a enfrentar, decidimos que as celebrações deste aniversário decorreriam em moldes diferentes, tendo optado por uma angariação de fundos.
Esta angariação de fundos foi pensada de forma cuidada, para que pudesse ser aberta a toda a comunidade, e daí termos divulgado esta iniciativa em vários locais.
As celebrações iniciaram-se com uma celebração eucarística, na igreja matriz de Águeda, dinamizada pelo Grupo Coral da SCMA que é composto por colaboradoras e voluntárias da Instituição.
Após a celebração eucarística, seguiu-se o almoço de angariação de fundos no salão nobre do Bombeiros Voluntários de Águeda, espaço gentilmente cedido pela Direção, honrando a longa e excelente relação entre as duas Instituições, e onde estiveram presentes cerca de 210 amigos da Instituição.
Entre os presentes tivemos o privilégio de contar com a participação do Presidente da Câmara de Águeda (Enf. º Jorge Almeida), Presidente da Assembleia Municipal (Dr. José Filipe Almeida), Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Águeda (Sr. Manuel São Bento), Dr. Paulo Gravato a representar o Secretariado Nacional da UMP, Dr. Lacerda Pais a representar o Secretariado Regional da UMP, entre outros.
Durante o evento existiram momentos culturais e de descontração, nomeadamente, momentos musicais onde todos os presentes tiveram oportunidade de ouvir alguns fados de Lisboa e Coimbra. Este momento só foi possível devido à ligação que o Sr. Provedor, Dr. Castro de Madeira, tem com esta cultura musical e à disponibilidade voluntária dos seus amigos fadistas da cidade dos Estudantes se terem deslocado à nossa cidade, bem como, o Grupo de Fadista da cidade do Porto.
Houve também oportunidade para discursos onde se refletiu acerca das dificuldades que as IPSS enfrentam, e onde foram deixados vários apelos solidários para esta causa, que é de todos.
A realização deste evento tão importante para esta Santa Casa não seria possível sem a colaboração e voluntariado de alguns dos nossos trabalhadores (que ajudaram desde a preparação à realização do mesmo), dos amigos e simpatizantes da SCMA, que contribuíram de variadas formas e de forma generosa e de toda a restante comunidade que se inscreveu e contribuiu para a realização e sucesso do mesmo.
Agradecemos a todos os que puderam contribuir e/ou ajudar!
Comprometemo-nos a continuar a lutar e a reunir esforços para dar seguimento ao serviço que temos vindo a desenvolver ao longo destes 164 anos, onde queremos sempre fazer mais e melhor.
Esperamos encontrar-vos nas nossas próximas iniciativas.